grande avanço sobre Itaipu - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil e Paraguai alcançam grande avanço sobre Itaipu

ASSUNÇÃO - Brasil e Paraguai alcançaram hoje um grande avanço nas negociações que empreendem para discutir as reivindicações de Assunção na administração compartilhada da hidrelétrica de Itaipu, informaram fontes oficiais.

EFE |

O ministro de Obras Públicas paraguaio, Efraín Alegre, disse que na terceira reunião bilateral realizada na área da represa "foi feito um avanço importante no sentido de que Paraguai e Brasil desceram sua posição, os números e as pretensões".

Alegre não detalhou os eixos das negociações, mas disse que em alguns pontos dos seis pedidos paraguaios houve avanços "inclusive de concretização" e que em outros alcançaram "reunir informação das partes" para levá-la a níveis superiores de discussão.

"Pode ser", respondeu o ministro paraguaio à imprensa após ser consultado se essas instâncias incluem os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, do Paraguai.

O ministro de Minas e Energia Edison Lobão destacou que os interesses do Paraguai em Itaipu "são estudados cuidadosamente", embora tenha ressaltado que também se deverá ter a certeza de que "não se vai prejudicar os interesses dos consumidores brasileiros".

É a primeira vez que Lobão e Alegre participam da reunião da comissão técnica, reunida em outras duas ocasiões anteriores após ser criada por decisão de Lula e Lugo.

Espera-se que Lugo e Lula voltem a falar do tema durante a próxima cúpula semestral do Mercosul, nos próximos dias 15 e 16 de dezembro no Brasil.

O chanceler paraguaio, Alejandro Hamed Franco, reconheceu hoje a complexidade das discussões devido "às posições rígidas que se podem apresentar no andamento das negociações". EFE lb/rr

Leia tudo sobre: brasiledison lobãoenergiafernando lugoitaipululaparaguai

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG