Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil e Argentina acertam fornecimento de trigo e energia

A Argentina liberou meio milhão de toneladas de trigo para atender às necessidades do Brasil, revelou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, ao final da Cúpula do Mercosul, em Tucumán.

AFP |

Lula disse ainda que o Brasil está pronto para vender energia elétrica à Argentina para enfrentar a elevada demanda no inverno.

As exportações de trigo argentino ao Brasil foram interrompidas em duas ocasiões este ano, devido a problemas internos na Argentina, o que gerou complicações no mercado brasileiro.

A questão do trigo foi analisada por Lula e pela presidente argentina, Cristina Kirchner, durante um encontro paralelo à Cúpula de Tucumán, 1.300 km ao norte de Buenos Aires.

"A presidente Cristina me disse que foram liberadas 500 mil toneladas de trigo para o Brasil", declarou Lula, em entrevista coletiva.

Lula destacou que o Brasil tem água suficiente em suas represas para fornecer energia à Argentina e também ao Uruguai.

O presidente brasileiro disse que a integração energética é decisiva para a América do Sul e ressaltou a importância da interconexão das redes da região.

"Felizmente, nossos lagos estão cheios e poderemos ajudar os países amigos. Para nós, as linhas de transmissão elétrica são tão importantes como achar petróleo", insistiu.

gm/LR/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG