Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil começa a tirar petróleo do pré-sal em setembro, diz Lula

TUCUMAN - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira que a Petrobras começará a tirar os primeiros barris de petróleo da camada pré-sal na primeira semana de setembro. Segundo Lula, o poço de Tupi, na bacia de Santos, começará a produzir os primeiros barris, em caráter experimental, em março de 2009, mas a Petrobras adiantou a produção no campo de Jubarte, na bacia de Campos, em frente ao Estado do Espírito Santo.

Reuters |

 

'Acontece que no Espírito Santo, me parece que no poço Jubarte, numa pesquisa em que a Petrobras perfurou um pouco mais, encontrou petróleo no pré-sal. Na primeira semana de setembro vai tirar os primeiros 10, 15 (mil) barris', disse Lula.

Anteriormente, a Petrobras estimava extrair o primeiro petróleo do pré-sal em Jubarte em outubro.

A experiência inicial em Jubarte dará à Petrobras informações importantes para o desenvolvimento do campo gigante de Tupi, na bacia de Santos, onde se concentrará o foco da companhia na exploração da camada pré-sal, uma faixa promissora que se estende por 800 km na costa brasileira do Espírito Santo até Santa Catarina.

O poço que vai atingir a camada ultraprofunda que contém óleo leve, de alto valor comercial, será conectado à plataforma P-34, que já está em operação no campo, havia informado em entrevista recente o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

(Reportagem de Cesar Illiano; Texto de Mair Pena Neto; Edição de Denise Luna)

Leia também:

 

Leia mais sobre petróleo - Petrobras

Leia tudo sobre: petrobraspetroleo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG