Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil colhe maior produção de grãos da história

Rio de Janeiro, 7 ago (EFE).- A produção nacional de grãos deste ano já é 9,1% superior à safra de 2007, quando o Brasil colheu 143,7 milhões de toneladas, a maior produção para um ano na história do país, informou hoje a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

EFE |

O número foi calculado com base nos estudos no campo feitos por técnicos da Conab em julho, quando a produção estava terminando, mas a quantidade definitiva ainda depende dos números finais de alguns produtos.

A soja e o milho, com produções recordes e que representam 83 % de toda a colheita nacional de grãos, foram os produtos mais destacados na safra passada.

O Brasil colheu 60,1 milhões de toneladas, acima das 58,4 milhões de toneladas da última safra, assim como 58,5 milhões de toneladas de milho, frente às 53,8 milhões de toneladas do ano passado.

O aumento da produção foi atribuído ao crescimento da demanda interna e à forte demanda internacional, causada pela crise mundial de alimentos, que aumentou os preços em todos os países.

Segundo o relatório divulgado pela Conab, a produção recorde foi confirmada após os produtores de milho do Paraná registrarem prejuízos menores do que as que temiam pelas geadas que atingiram a região em junho.

"Os preços atrativos da commodity (dos grãos) no mercado e a melhora tecnológica no campo também são outros aliados pela manutenção da maior safra da história", diz o comunicado da Conab.

Apesar de a área cultivada de arroz ter se reduzido, sua produção aumentou 7%, para 12,1 milhões de toneladas.

A Conab também informou que, após ter alcançado a colheita de 3,8 milhões de toneladas em 2007, a produção de trigo pode crescer 41,8% este ano, para 5,4 milhões de toneladas.

A área plantada aumentou 2,2% este ano, para 46,25 milhões de hectares, principalmente à destinada ao milho, que cresceu 4,3% até alcançar 14,1 milhões de hectares, e à soja, que aumentou 3%, para 21,3 milhões de hectares, segundo a Conab.

O IBGE também divulgou sua previsão para a produção de grãos este ano e a situou em 145,1 milhões de toneladas, com crescimento de 9% frente à de 2007 (133,1 milhões de toneladas), que já tinha sido recorde. EFE cm/wr/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG