fórum de chefes de Estado - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Brasil acredita que G20 se tornou fórum de chefes de Estado

O Brasil considera que o G20 se transformou em um fórum de chefes de Estado, o que aumenta o peso dos países emergentes em suas deliberações, comentou neste sábado o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega.

AFP |

"Conseguimos alcançar o objetivo do Brasil, que era elevar o G20 a um fórum de chefes de Estado", indicou Mantega.

O Brasil ocupa atualmente a presidência rotativa do chamado G20 financeiro, que reúne os ministros das Finaças dos países membros.

A idéia coincide com a ambição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de aumentar sua participação em foros multilaterais internacionais, como as Nações Unidas, e em organismos financeiros, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Brasil, maior economia da América do Sul, se tornou a voz de algumas nações emergentes e em desenvolvimento no G20 e na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Mantega disse ainda que Brasil, Grã-Bretanha e Coréia do Sul - "o triunvirato que coordena o G20" -, serão encarregados de definir grupos de trabalho e coordenar os trabalhos técnicos de preparação para a próxima reunião do grupo, que deve acontecer antes de 30 de abril.

mr/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG