Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bovespa vira e passa a cair; dólar segue em alta

Depois de começar os negócios no terreno positivo, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) virou o sinal e passou a cair. Por volta das 10h50, o Ibovespa marcava queda de 0,34%, aos 56.390 pontos.

Redação com agências |

 

Na sexta-feira, o indicador registrou perda de 0,76%, para 56.584 pontos. O giro somou R$ 3,97 bilhões.

Agenda

A segunda semana de agosto concentra relevantes indicadores de preço no mercado norte-americano, como os preços de importação, que saem na quarta-feira, e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), na quinta-feira.

Por aqui, a agenda da semana reserva poucos indicadores econômicos, mas traz a divulgação de dezenas de resultados trimestrais, entre eles o da Petrobras, agendado para hoje.

No âmbito corporativo, atenção para os resultados dos bancos ABC Brasil, Paraná e Pine. Também estão previstos os número da EZTec, JHSF, Iguatemi, Cemig e Wilson Sons.

Na terça-feira, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresenta a variação semanal do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Nos EUA, sai o déficit da balança comercial.

Na quarta-feira, o foco está nos EUA, com os preços de importação e as vendas no comércio varejista. Por aqui, atenção para o vencimento de opções sobre o índice futuro na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Na quinta-feira, o IBGE traz as vendas no varejo brasileiro e lá fora sai o índice de preços ao consumidor (CPI). A semana acaba com a divulgação da produção industrial norte-americana e da confiança do consumidor.

Energia

O setor elétrico, particularmente a Eletrobrás, está sob os holofotes esta semana com a definição, prevista para hoje e amanhã, do projeto de construção das usinas do Rio Madeira, em Rondônia. No caso da Usina de Santo Antônio, arrematada em leilão em dezembro passado pelo consórcio liderado por Furnas e Odebrecht, o Ibama deve liberar hoje a licença de instalação, que autoriza o início das obras. Mas antes disso, a Agência Nacional de Águas (ANA), deve emitir a outorga para o uso da água do Rio Madeira. Já com relação a Jirau - cujo projeto foi conquistado em maio pelo consórcio liderado pela multinacional francesa Suez - a expectativa é de que o contrato de concessão seja assinado amanhã.

Além disso, a Aneel anunciou no sábado, por meio de nota à imprensa, que vai alterar o cronograma do leilão de energia nova, marcado para a terça-feira da semana que vem (dia 19). Segundo a agência, está suspensa a data de amanhã para os investidores interessados depositarem as garantias que confirmam sua participação na disputa. A Aneel ainda não marcou uma nova data para a apresentação das garantias. Às 10h15 (de Brasília), as ações ON e PN classe B (PNB) da Eletrobrás subiam 1,11% e 1,16%, respectivamente.

Dólar

O dólar começou o dia em queda, mas virou e passou a subir. Por volta das 10h50, a moeda americana era cotada a R$ 1,613, com alta de 0,25%.

(*Com informações da Agência Estado e Valor Online)

Leia também:

 

Leia mais sobre dólar  - Bovespa

Leia tudo sobre: bovespadolar

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG