Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bovespa oscila; dólar sobe

SÃO PAULO - O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), não sustentou a alta desta manhã e passou a oscilar, em linha com uma piora de desempenho do mercado acionário americano. Por volta das 15h35, o índice tinha queda de 0,15%, aos 36.611 pontos, depois de registrar ganhos superiores a 5%.

Redação com agências |

 

Em Nova York, apesar da abertura em alta, as bolsas não sustentavam o bom humor. No mesmo horário, Nasdaq caía 1,07% enquanto o Dow Jones caía 0,48%.

Os investidores reagiram de forma positiva a um plano de estímulo econômico anunciado pela China, que envolve mais de US$ 500 bilhões. As medidas comunicadas pelo governo chinês buscam reduzir as restrições de créditos e reativar os setores-base da economia.

A valorização das commodities (matérias-primas), reflexo do pacote econômico, embalava as ações da Vale, que se mantinham no topo do ranking de altas do Ibovespa - cesta teórica composta por 66 papéis.

As medidas tiveram forte impacto sobre os negócios na Ásia, onde a Bolsa de Tóquio encerrou com valorização de 5,81%. Seul avançou 1,58%. Em Hong Kong e Xangai, os indicadores acionários avançaram 3,52% e 7,27%, respectivamente.

Na Europa, os investidores também repercutem o plano chinês, com as fabricantes de matéria-prima puxando as altas.

Na sexta-feira da semana passada, apesar das notícias negativas, como o fechamento de 240 mil vagas nos EUA durante o mês de outubro e grandes prejuízos para Ford e General Motors, as compras prevaleceram tanto aqui quanto em Wall Street.

Dólar

Após uma abertura em baixa de cerca de 2%, virou e passuo a operar em alta. Por volta das 15h30, a moeda americana tinha ganho de 0,88%, cotada a R$ 2,180.

(Com informações da Agência Estado e Valor Online)

Leia também

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião

Leia tudo sobre: bovespadólar

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG