SÃO PAULO - A Bolsa de Valores aponta queda de 3,84%. O índice negativo ocorre, principalmente, devido ao movimento de ajuste de posições depois do feriado de quinta-feira, o que acentua o volume de perdas. O Ibovespa opera na casa dos 32.093 pontos. http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/painel/painel_newuseg.html target=_topAcompanhe o mercado em tempo real http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/11/21/apos_compra_acao_do_bb_cai_e_da_nossa_caixa_sobe_2125402.html target=_topApós compra, ação do BB cai e da Nossa Caixa sobe http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/11/21/principais_bolsas_da_europa_fecham_a_semana_em_baixa_2125714.html target=_topMercado europeu fecha semana em baixa

Segundo o analista da Corretora Geral, Ivanor Torres, os investidores corrigem o preço dos ativos depois das perdas acentuadas registradas ontem tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.

Independentemente do ajuste de preços na Bovespa, a preocupação, segundo Torres, é que o mercado está cada dia mais depreciado e que ainda existe chance de novas quedas acentuadas pela falta de perspectiva econômica.

Segundo o analista, o grande questionamento envolve a situação das empresas. O mês de setembro foi muito ruim e as notícias que chegam são de que os problemas se agravaram muito em outubro e novembro.

EUA

O mercado norte-america opera com grande volatilidade. O Dow Jones cai 1,01% e o Nasdaq 0,60%. O dia em Wall Street será marcado pela divulgação de balanços contábeis, alta do petróleo e esperança automotiva. 

Dólar

Neste momento, a moeda norte-americana é negociada a R$ 2,451, alta de 2%. A alta da moeda norte-americana ocorre, entre outros fatores, também por conta de ajustes pós-feriado.

(Com Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.