SÃO PAULO - Em meio à eleição presidencial nos Estados Unidos, os investidores acompanham uma nova safra de indicadores da economia americana. A Bovespa abriu em queda de 1,13%, operando aos 39.796 pontos.

Apesar da queda na abertura, se o mercado permanecer livre de notícias ruins o tom positivo registrado ontem, marcado pela retomada das compras no mercado acionário, pode voltar nesta quarta-feira. 

Dólar

No Brasil a agenda é livre de indicadores, mas os investidores devem avaliar um novo instrumento de oferta de dólares anunciado ontem pelo Banco Central (BC). A nova modalidade de leilão pretende oferecer liquidez aos bancos que quiserem financiar a exportação por meio de venda e compra simultânea de dólares.

A garantia, nesse caso, será a apresentação de Adiamento de Contratos de Câmbio (ACC) e Adiantamento Sobre Cambiais Entregues (ACE). Os bancos contemplados só terão acesso aos dólares após apresentação dessas garantias, que vão gerar um empréstimo de longo prazo.

A primeira operação do tipo ocorre hoje, das 12h às 12h30, com oferta de US$ 2 bilhões e vencimento em maio de 2009 na recompra. O resultado será divulgado ao longo do dia, sem hora marcada. Também serão ofertados mais 10 mil contratos de swap cambial, às 12h45, distribuídos em lotes com vencimentos em fevereiro, abril e julho do ano que vem.

Por volta de 11h, o dólar comercial era negociado em alta de 0,85%, a R$ 2,129.

Exterior

A melhora das condições de liquidez internacional vem se firmando desde segunda-feira e os agentes ponderam que a temporada de pânico pode ter ficado para trás. Nos EUA será conhecido o comportamento da atividade no setor de serviços em outubro, medido pelo ISM. Espera-se um nível de 48 pontos para o índice, antes 50,2 pontos apurados um mês antes.

Há ainda novos dados do setor hipotecário americano, medido até 31 de outubro, e sobre as condições de emprego no país. A Automatic Data Processing (ADP)/Macroeconomic Advisers divulga o levantamento de outubro que antecipa o movimento da folha de pagamento no país no período, o chamado payroll. Já a Challenger divulga a pesquisa de fechamento de vagas no mês ante outubro de 2007. Este último dado antecipa o resultado do volume de seguro desemprego nos Estados Unidos em outubro.

Com a retomada da alta do petróleo ontem, os agentes também devem ficar atentos ao levantamento de estoques de energia nos EUA na última semana.

Leia também

Para saber mais

Serviço 

Opinião

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.