Tamanho do texto

SÃO PAULO - Em meio à eleição presidencial nos Estados Unidos, os investidores acompanham uma nova safra de indicadores da economia americana. A Bovespa abriu em queda de 1,13%, operando aos 39.796 pontos.

Apesar da queda na abertura, se o mercado permanecer livre de notícias ruins o tom positivo registrado ontem, marcado pela retomada das compras no mercado acionário, pode voltar nesta quarta-feira. 

Dólar

No Brasil a agenda é livre de indicadores, mas os investidores devem avaliar um novo instrumento de oferta de dólares anunciado ontem pelo Banco Central (BC). A nova modalidade de leilão pretende oferecer liquidez aos bancos que quiserem financiar a exportação por meio de venda e compra simultânea de dólares.

A garantia, nesse caso, será a apresentação de Adiamento de Contratos de Câmbio (ACC) e Adiantamento Sobre Cambiais Entregues (ACE). Os bancos contemplados só terão acesso aos dólares após apresentação dessas garantias, que vão gerar um empréstimo de longo prazo.

A primeira operação do tipo ocorre hoje, das 12h às 12h30, com oferta de US$ 2 bilhões e vencimento em maio de 2009 na recompra. O resultado será divulgado ao longo do dia, sem hora marcada. Também serão ofertados mais 10 mil contratos de swap cambial, às 12h45, distribuídos em lotes com vencimentos em fevereiro, abril e julho do ano que vem.

Por volta de 11h, o dólar comercial era negociado em alta de 0,85%, a R$ 2,129.

Exterior

A melhora das condições de liquidez internacional vem se firmando desde segunda-feira e os agentes ponderam que a temporada de pânico pode ter ficado para trás. Nos EUA será conhecido o comportamento da atividade no setor de serviços em outubro, medido pelo ISM. Espera-se um nível de 48 pontos para o índice, antes 50,2 pontos apurados um mês antes.

Há ainda novos dados do setor hipotecário americano, medido até 31 de outubro, e sobre as condições de emprego no país. A Automatic Data Processing (ADP)/Macroeconomic Advisers divulga o levantamento de outubro que antecipa o movimento da folha de pagamento no país no período, o chamado payroll. Já a Challenger divulga a pesquisa de fechamento de vagas no mês ante outubro de 2007. Este último dado antecipa o resultado do volume de seguro desemprego nos Estados Unidos em outubro.

Com a retomada da alta do petróleo ontem, os agentes também devem ficar atentos ao levantamento de estoques de energia nos EUA na última semana.

Leia também

Para saber mais

Serviço 

Opinião