SÃO PAULO -A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) luta para seguir o sinal externo e reverter as perdas da abertura do pregão, mas a tendência ainda é negativa na Bolsa paulista. Agora, a Bovespa opera em baixa de 1,78%. O Ibovespa registra 38. 831 pontos.

O economista-chefe da consultoria UpTrend, Jason Vieira, observa que a bolsa brasileira tentou acompanhar a melhora do mercado norte-americano, mas o fraco desempenho das commodities segura o índice em baixa.

Em Wall Street, os investidores revertem parte das apostas negativas do começo do pregão depois que o presidente George W. Bush anunciou a liberação de US$ 17,4 bilhões para as montadoras. Há pouco, Dow Jones subia 0,36% e o Nasdaq ganhava 1,30%.

Câmbio

Jason Vieira comenta que o mercado está segurando uma valorização do real, pois os fundamentos sugerem um preço mais baixo para a moeda norte-americana. Depois de ensaiar baixa, a moeda voltou a ganhar valor. Neste momento, a valorização é de 0,64%, cotada R$ 2,375.

Pela manhã, a divisa chegou a subir mais de 4,7%, relacionado ao aumento de preço do dólar no mercado externo, notícias de remessas, e à determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que obriga as empresas a detalhar suas exposições a instrumentos financeiros (derivativos ou não).

(Com informações do Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.