A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera com oscilação depois da abertur dos mercados norte-americanos e tem um dia sem muita definição. O mercado vai só cumprir tabela, porque este campeonato acabou faz tempo, comentou, brincando, um profissional.

O índice Bovespa abriu o pregão regular em alta, mas virou e passo a cair no início da tarde. Por volta das 14h10, o Ibovespa marcava queda de 0,33%, aos 36.350 pontos.

Basicamente, os poucos investidores interessados em operar observam duas coisas: as Bolsas norte-americanas, que operam normalmente hoje, mas num dia sem indicadores nos EUA, e o petróleo, que despencou 9,3% na véspera do Natal, depois do anúncio de alta para o maior nível desde 2004 dos estoques da commodity no ponto de entrega dos contratos da Nymex.

As principais bolsas européias - Londres, Paris e Frankfurt - estão fechadas.

Na véspera de Natal (24), as Bolsas norte-americanas fecharam em alta modesta, interrompendo uma seqüência de cinco pregões de quedas consecutivas, enquanto aqui a Bovespa não operou. O índice Dow Jones fechou em alta de 49 pontos (0,6%), em 8.468 pontos. O Nasdaq avançou 3 pontos (0,2%), em 1.525 pontos. Já o S&P 500 subiu 5 pontos (0,6%), para fechar em 868 pontos.

Dólar

O dólar segue operando em queda ante o real nesta sexta-feira. Por volta das 14h10, a moeda americana era cotada a R$ 2,377, com queda de 0,46%.

Leia mais sopbre Bovespa - dólar

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.