SÃO PAULO - Depois de um começo de pregão bastante otimista, com o Ibovespa oscilando acima dos 40.400 pontos, as vendas de ações de Petrobras e Vale puxam a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para uma forte oscilação. No começo desta tarde, o Ibovespa registra uma leve valorização de 0,37%, mantendo o patamar dos 40 mil pontos.

Segundo o diretor da Indusval Corretora, José Costa Gonçalves, parte desse cenário de oscilação pode ser creditada ao vencimento de opções sobre ações, que aconteceu nessa semana. Por ser um ativo de grande participação, a compra ou venda tem forte influência na Bolsa de Valores.

Avaliando o comportamento do mercado nos últimos 30 dias, Costa afirma que os investimentos estão girando mais no mercado, ou seja, o investidor vende um papel e toma outro e não mais vende e sai da bolsa. " Mas a boa notícia mesmo é que os estrangeiros começaram a voltar " , diz.

Câmbio

No mercado de câmbio, fatores internos seguram uma forte correção no preço da divisa norte-americana, como o observado em outros mercados. As posições compradas de investidores, empresas com passivo cambial e menos dólares disponíveis no mercado pressionam o preço da divisa. O dólar registra uma valorização de 0,43%, cotado a R$ 2,361.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.