SÃO PAULO - As operações no mercado futuro sugerem mais um dia de baixa na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Há pouco, o Ibovespa com vencimento em dezembro perdia 1,50%, ficando em 36.

050 pontos.

A indicação de venda está alinhada com o sinal proveniente de Wall Street, onde os índices futuros também apontam para baixo Os investidores voltam do feriado do Dia de Ação de Graças e não encontram indicadores na agenda. O dia também é mais curto, com o pregão fechando às 16 horas (horário de Brasília).

Toda a atenção está voltada para o setor de varejo. Hoje acontece a chamada " Black Friday " , que marca a abertura do período de grandes descontos de final de ano. O resultado desses vendas é um indicativo de quão disposto o norte-americano está a gastar. Essa semana, o Departamento de Comércio dos EUA apontou queda de 1% no consumo durante o mês de outubro.

Na Europa, o pregão é instável com os índices oscilando entre perdas e ganhos. O destaque da sessão fica com o setor farmacêutico, mas os bancos voltaram a ficar sob pressão. Há pouco, o FTSE-100, da Bolsa de Londres, perdia 0,05%, enquanto o Xetra-DAX de Frankfurt caía 0,94%.

Por aqui, atenção para os papéis da Petrobras. A estatal teve que recorrer a outro banco público, o Banco do Brasil (BB), para suprir suas necessidades de caixa. Ontem foi noticiado que a empresa pegou US$ 2 bilhões com a Caixa Econômica Federal (CEF). Em nota divulgada nessa quinta-feira, a estatal afirmou que as operações são normais e que a busca por financiamento no Brasil ficou mais atrativa em função da crise externa.

Na sessão de ontem, os negócios foram bastante reduzidos em função do feriado em Wall Street. O Ibovespa oscilou apenas 703 pontos entre mínima e máxima antes de fechar com baixa de 0,70%, aos 36.212 pontos. O giro financeiro somou R$ 1,73 bilhão, menor desde 2 de julho de 2007.

Na Ásia, a semana acabou de forma positiva para a maioria dos mercados.

Na quarta-feira, antes do feriado nos EUA, o índice Dow Jones marcou o quarto dia seguido de valorização, avançando 2,91%. A bolsa eletrônica Nasdaq ganhou 4,6%.

(Eduardo Campos | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.