Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bovespa abre em baixa e já cai mais de 3%

A realização de lucros iniciada no fim do pregão de ontem ganha fôlego maior esta manhã devido ao pessimismo externo. O fracasso nas negociações dos senadores dos Estados Unidos em torno do plano de ajuda de US$ 14 bilhões às montadoras norte-americanas reavivou a aversão ao risco, apesar de a Casa Branca ter informado esta manhã que estuda opções para ajudar o setor automotivo.

Agência Estado |

Por volta das 11h15 (de Brasília), o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) caía 3,91%, a 37.014 pontos, na mínima do dia até o momento. Nos Estados Unidos, os índices futuros das Bolsas de Nova York recuavam operavam em baixa de mais de 3% e as principais bolsas européias cediam até 5%. No pré-mercado em Wall Street, as ações da montadora General Motors (GM) desabam mais de 30%.

Além disso, a agenda de indicadores econômicos nos Estados Unidos é cheia de dados de primeira linha, como o Índice de Preços ao Produtos nos EUA (PPI, na sigla em inglês), as vendas no varejo norte-americano e confiança do consumidor de Michigan, que devem vir ruins.

Os preços das matérias-primas (commodities), que vinham se recuperando nos últimos dias, estão devolvendo os ganhos tendo como mote o colapso nas negociações dos senadores em relação à montadoras, o que tende a ampliar a queda na Bovespa, altamente dependente das empresas ligadas às commodities.

Ainda no horário citado acima, o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em janeiro de 2009 caía 6,75%, a US$ 44,74 o barril, enquanto as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da Petrobras recuavam 4,16% e 4,97%, respectivamente.

Nos metais básicos, o sinal também é de baixa. E não é para menos. A indústria automotiva é responsável por 40% da demanda por alumínio e por entre 25% e 30% da demanda por zinco na metade ocidental do mundo. No mercado doméstico de ações, as ações PN classe A (PNA) da Vale cediam 4,4%.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG