Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bovespa abre em alta, mas vira e cai

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta hoje, com o entusiasmo da véspera, diante da expectativa de um plano de resgate emergencial do governo dos Estados Unidos às montadoras norte-americanos General Motors (GM), Ford e Chrysler, continuando a dar o mote para os negócios hoje, ainda que com intensidade menor. Cerca de 10 minutos após a abertura do mercado doméstico, o índice Bovespa inverteu o sinal e passou a operar em baixa, pressionado pela queda das ações de Petrobras e Vale, sinalizando que o pregão de hoje tende a ser volátil.

Agência Estado |

Às 11h20 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,56%, a 38.070 pontos, na mínima do dia, após subir 0,31%, a 38.404 pontos, na máxima do dia até o momento.

"O mercado continua comprando opção Obama. Resta saber até quando vai ter prêmio", disse um operador, referindo-se à promessa de ontem de ajuda às montadoras e de um megapacote de investimentos em infra-estrutura, que garantiu na véspera uma forte recuperação das bolsas globais. Há o risco de o mercado estar antecipando o fato - a ajuda de US$ 15 bilhões negociada com o Congresso dos EUA - e quando sair o dinheiro, a bolsa aproveitar para realizar lucros.

Hoje, o mercado pode se valer da falta de indicadores econômicos relevantes nos Estados Unidos para tentar puxar um pouco mais os preços das ações, abrindo a possibilidade de o Ibovespa tocar os 40 mil pontos. Esse número pode ser retomando se as matérias-primas (commodities) ajudarem.

Os contratos futuros do petróleo operam em alta, amparados pela alta moderada das Bolsas na Europa e dos índices futuros nos EUA, porém com ganhos limitados pelos receios em relação à demanda pela commodity diante da deterioração da atividade econômica mundial.

Às 11h20 (de Brasília), o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em janeiro de 2009 subia 0,46%, a US$ 43,91 o barril, na sessão eletrônica da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex). No mesmo horário, na Bovespa, as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da Petrobras caíam 1,88% e 1,04%, respectivamente. As ações PN classe A (PNA) da Vale cediam 1,01%, ainda no mesmo horário.

Internamente, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre deste ano, que registrou crescimento de 6,8% sobre o mesmo trimestre de 2007, surpreendeu até os mais otimistas, superando o teto das previsões. Mas o mercado de ações não se ilude com essa expansão robusta do PIB, que reflete uma situação bem diferente da conjuntura econômica atual. A expectativa é de um PIB bem mais fraco no quarto trimestre, como já sinalizam os dados antecedentes da indústria.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG