Tamanho do texto

Sem nenhum indicador de peso previsto para ser divulgado hoje tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o mercado doméstico de ações deve andar no mesmo compasso das Bolsas de Nova York. Por volta das 10h10 (de Brasília), o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) subia 0,32%, a 40.

582 pontos, após avançar 0,35%, a 40.594 pontos, na máxima do dia até o momento. No mesmo horário, nos Estados Unidos, os índices futuros dos mercado em Wall Street operavam em alta. No entanto, pouco depois, por volta das 10h20 (de Brasília), o Ibovespa inverteu o sinal e caía 0,32%, na mínima de 40.323 pontos.

A estratégia de negócios para esta sexta-feira vai depender muito do apetite dos investidores estrangeiros no mercado local, que ontem foram decisivos para sustentar a Bolsa acima dos 40 mil pontos. Porém, só com a abertura do pregão regular em Nova York será possível ter uma ideia mais clara de como será o dia hoje na Bolsa.

O que pode mexer com os preços hoje é o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, que fala às 13 horas (de Brasília) sobre a crise financeira na convenção nacional da Comunidade de Bancos Independentes dos EUA, em Fênix (Arizona).

Uma realização de lucros, depois da retomada dos últimos dias que garantiram ao Ibovespa rentabilidade de quase 6% este mês, não seria nenhuma surpresa. E a largada para esse ajuste negativo pode ser dado pelas matérias-primas (commodities), que mostram um desempenho apagado hoje, fazendo uma pausa na euforia de ontem com o anúncio das novas medidas do Fed para enfrentar a crise e estimular a liquidez. Agora, prevalece o clima de desconfiança com as decisão do BC norte-americano e os temores em relação a inflação no longo prazo. No caso dos metais, a alta esbarra nos estoques elevados das commodities metálicas e da demanda fraca.

Especificamente para a Vale, a notícia de que a mineradora anglo-australiana BHP Billiton fechou acordo com as siderúrgicas japonesas para reduzir em cerca de 60% os preços do carvão de coque para o ano de contrato 2009-2010 pode dar pistas sobre qual será o resultado para as negociações de preço do minério de ferro. Mas como o mercado já vem se preparando nos últimos dias para uma redução maior, entre 40% e 50%, nos preços do minério de ferro, o efeito da notícia pode ser limitado.

No horário citado acima, as ações preferenciais (PN) da Petrobras subiam 0,27% e as PN classe A (PNA) da Vale avançavam 0,33%.

Em relação à temporada de balanços, a semana termina com a divulgação de vários resultados financeiros, todos após o fechamento do pregão de hoje. Na lista, figuram a estatal de energia do Paraná, Copel, a empresa aérea Gol, a Globex (Ponto Frio) e Positivo Informática, entre outras.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.