Por Ellis Mnyandu NOVA YORK (Reuters) - As bolsas norte-americanas subiram nesta terça-feira com a notícia de que um plano alternativo de estímulo à economia apresentado por senadores republicanos sugeria que legisladores se aproximavam de um pacote que suavizaria as perdas de uma recessão profunda.

Uma alta surpreendente em dezembro nas vendas de casas pendentes também contribuiu para o sentimento positivo, enquanto um sólido lucro da farmacêutica Merck deu alívio em uma temporada de maus resultados.

O índice Dow Jones subiu 1,78 por cento, para 8.078 pontos. O Standard & Poor's 500 avançou 1,58 por cento, para 838 pontos. O índice Nasdaq registrou alta de 1,46 por cento, para 1.516 pontos.

"O fato de que temos ao menos uma contraproposta faz com que seja mais provável de que alguma coisa seja aprovada", disse Michael James, analista do banco de investimentos regional Wedbush Morgan em Los Angeles.

"Havia alguma preocupação de que não haveria um plano de estímulo aprovado há alguns dias. Isso certamente contribuiu para a grande mudança no mercado no final do dia."

As ações da Merck subiram mais de 6 por cento, fazendo das ações farmacêuticas as grandes responsáveis pela alta dos índices Dow Jones e do S&P 500. Schering-Plough também anunciou resultados trimestrais acima dos esperados, elevando suas ações em mais de 8 por cento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.