Tamanho do texto

A promessa do governo americano de resgatar Wall Street de sua crise e a ação coordenada dos principais bancos centrais do mundo deram nesta sexta-feira um tremendo empurrão nas Bolsas de valores, embora ainda restem dúvidas sobre a sorte de alguns grandes bancos.

Os mercados financeiros registram fortes ganhos e o dólar sobe depois do anúncio do Tesouro americano de um plano para absorver a dívida que levou o banco Lehman Brothers a pedir concordata e atingiu duramente outras instituições do ramo.

Outro ícone de Wall Street, o banco de investimentos Morgan Stanley, parece ser a próxima vítima: o jornal britânico Financial Times (FT) destacou a probabilidade de uma fusão forçada com o China Investment Corporation.

Depois dos principais bancos centrais do mundo terem injetado bilhões de dólares nos mercados, o secretário do Tesouro, Henry Paulson, anunciou uma medida para aumentar a confiança dos investidores: um salva-vidas para bilhões de dívidas acumuladas pelos bancos devido á crise dos créditos hipotecários de alto risco ("subprime").

"Viemos juntos trabalhar por uma solução", disse Paulson ao chegar no Congresso com o presidente do Fed, Ben Bernanke, para uma reunião com líderes legislativos.

As autoridades trabalham para enfrentar "o centro deste problema, que são os ativos não líquidos nos balanços de instituições financeiras nos Estados Unidos".

Os bancos centrais continuam injetando bilhões de dólares no sistema nesta sexta-feira e as ações estão disparando.

A Bolsa de Londres operava em alta de 6,04%, seguida de perto por paris e Frankfurt. A Bolsa de Tóquio fechou com ganho de 3,76% e Xangai subiu 9,5%.

A Bolsa russa subiu até 23%, mas a cotação foi interrompida para frear a alta.

O dólar subia, com o euro cotado a 1,4180 dólar.

Em outro esforço para sustentar os mercados, as autoridades britânicas e do Estado de Nova York suspenderam temporariamente a prática de "short-selling", mediante a qual os corretores pedem títulos emprestados para revendê-los quando o preço cai.

bur/hd/lm/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.