Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas na Europa fecham com otimismo na expectativa de cortes de juros

Os mercados europeus fecharam em alta nesta quarta-feira - com exceção de Frankfurt - seguindo a tendência de Wall Street e Tóquio e estimulados por possíveis cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos e na Eurozona, apesar da persistência das ameaças sobre a economia mundial.

AFP |

 

A Bolsa de Londres encerrou o pregão com alta de 6,60%. Paris teve ganhos de 7,14%. Frankfurt, que já havia registrado alta expressiva ontem, teve queda de 0,80% - o índice Dax avançou mais de 11% na terça-feira graças à forte valorização da ação da Volkswagen, que quadriplicou desde segunda-feira. Porém, nesta quarta-feira o título da VW, maior montadora européia, perdia mais de 44%, depois que a Porsche, que controla 74,1% do capital da empresa, deu a entender que colocaria mais ações da da Volkswagen em circulação.

Horas antes, Tóquio encerrou a sessão com forte alta de 7,74%, estimulado pela Bolsa de Nova York, onde o índice Dow Jones fechou a terça-feira com ganhos de 10,88%.

Os possíveis cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos, Japão e Europa, a estabilização do mercado cambial e das cotações do petróleo, unidos à desaceleração das vendas de fundos especulativos, contribuíram para a alta dos mercados de valores, que no entanto ainda não convencem totalmente os analistas.

Ásia

Em Tóquio, a desvalorização do iene em relação ao dólar e informações da imprensa sobre um possível corte das taxas de juros a 0,25% levaram otimismo ao mercado e a Bolsa fechou em alta de 7,74%.

Nos demais mercados da Ásia, o panorama foi mais moderado e volátil. A Bolsa de Hong Kong ganhou modesto 0,8%, Cingapura 0,28% e Sydney 1,3%, enquanto Xangai perdeu 2,94% e Seul 3%. Os mercados do Golfo também registravam alta, com exceção da Bolsa do Kuwait.

Leia também

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião:

Leia tudo sobre: bolsas de valores euroa asia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG