Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas na Europa caem com ansiedade sobre plano dos EUA

LONDRES - As ações europeias fecharam em queda acentuada pelo segundo dia consecutivo, à medida que os investidores se preocupavam com o destino do plano de ajuda ao setor financeiro de US$ 700 bilhões, que os Estados Unidos estão tentando aprovar no Congresso. De acordo com dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300 caiu 1,64%, para 1.108 pontos, continuando o movimento de queda da segunda-feira, que foi de 2,1%, após uma alta recorde na sexta-feira, quando veio a notícia do plano e vários países determinaram a suspensão de vendas a descoberto.

Reuters |

As ações de bancos foram as que mais contribuíram com as perdas do índice, com os papéis do UBS desabando 7,9% e os do Royal Bank of Scotland caindo 5,9%.

Os papéis de mineradoras também caíram acentuadamente, na esteira dos preços dos metais. Os ativos da Anglo American, despencaram 8,2%, maior perda individual no índice, enquanto os da Rio Tinto recuaram 5,1%.

O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, e o secretário do Tesouro, Henry Paulson, enfatizaram ao Congresso as terríveis consequências de um fracasso em se aprovar rapidamente o plano do governo para comprar centenas de bilhões de dólares de ativos relacionados ao abalado setor de hipotecas.

"Paulson e Bernanke farão o máximo para motivar o senso de urgência no Congresso, mas isso é particularmente delicado devido à época das eleições, e os políticos vão ocupar todo o espaço que tiverem com mudanças populistas", disse Emiel van der Heiligenberg, diretor de alocação de ativos do Fortis Investments.

"Nós esperamos que o plano seja aprovado, talvez em uma forma melhorada, mas continuamos cautelosos sobre os mercados devido à recessão e ao impacto nos lucros. É algo que precisa de mais tempo para se resolver", disse.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 1,91%, a 5.136 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 0,64%, para 6.068 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 1,98%, para 4.139 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 1,44%, a 20.623 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou desvalorização de 1,34%, para 11.176 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve recuo de 1,56%, para 8.190 pontos.

(Reportagem de Sitaraman Shankar)

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG