Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas internacionais subiram na semana e caíram no mês passado

SÃO PAULO - Os papéis negociados no mercado americano fecharam em alta na sexta-feira, em dia de fracos negócios, com as bolsas operando apenas meio expediente, depois do feriado do Dia de Ação de Graças. O índice Dow Jones teve alta de 1,17%, a 8.829 pontos.

Valor Online |

O S & P 500 subiu 0,96%, a 896 pontos. O Nasdaq elevou-se em 0,23%, a 1.535 pontos.

Investidores monitoraram os varejistas no primeiro dia da temporada de compras de final de ano. As ações do setor financeiro registraram ganhos, com sinais de que as medidas de liquidez estavam começando a surtir efeito, mas os papéis do setor varejista caíram, em meio ao começo da temporada das compras de final de ano em um momento de fraca economia.

" É um dia de pouco volume, então nós vimos alguma volatilidade, com tantas pessoas fora do mercado " , afirmou Robert Finkel, operador da Stifel Nicolaus.

O feriado irá testar a força da confiança dos consumidores, um principal fator da economia americana, à medida que o país enfrenta a pior crise financeira desde a Grande Depressão. Se a população não consumir, companhias em todo o mundo podem sentir o reflexo em suas exportações e lucros.

As bolsas européias fecharam em alta, com ações de empresas farmacêuticas ofuscando a queda de papéis ligados a mineração e de setores industriais atingidos pelos temores econômicos. O índice de blue chips FTSEurofirst 300 fechou com valorização de 1,14%, a 862 pontos.

Apesar de ter registrado valorização de 12,8% durante a semana, o índice perdeu 7,6% em novembro - nono mês de perdas em um ano que tem sido difícil para ações em todo o mundo.

Os papéis do setor farmacêutico registraram forte alta, com destaque para Novartis e GlaxoSmithKline. Empresas de energia, como Total e BP, caíram acompanhando a queda do petróleo.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,46%, a 4.288 pontos. O DAX, de Frankfurt, registrou ganho de 0,09%, a 4.669 pontos. Houve altas em Paris (0,38%) e Madri (0,69%) e queda em Milão (-0,75%).

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG