Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias sobem, puxadas por bancos e telecom

O dia promete ser de pouco volume e volatilidade na Europa e as bolsas exibem alta nas primeiras horas de negócios, com os papéis de bancos em destaque. O setor de telecomunicações também ajuda a puxar as bolsas para cima, depois que a Deutsche Telekom e a Vodafone anunciaram uma parceria para desenvolver uma rede de fibra ótica para acesso a Internet em alta velocidade.

Agência Estado |

Por causa do Natal, a Bolsa de Frankfurt não opera entre amanhã e sexta-feira. As Bolsas de Paris e Londres fecham mais cedo amanhã e não operam quinta e sexta-feira. Assim, os investidores europeus praticamente só têm o pregão de hoje para tentar um curto rali de Natal. Mas os mercados demonstram certa cautela antes da divulgação de uma série de dados econômicos nos EUA, incluindo a revisão final do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan.

Às 8h38 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,89%, Paris ganhava 0,50% e Frankfurt tinha alta de 0,39%. Em Wall Street, o futuro Nasdaq 100 avançava 0,08% e o S&P 500 futuro subia 0,34%.

No Reino Unido, o PIB do terceiro trimestre foi revisado para contração de 0,6% no terceiro trimestre ante o segundo. Na comparação anual, a economia cresceu apenas 0,3%.

O setor bancário opera em alta, tentando uma recuperação antes do final do ano, depois da forte queda na semana passada. Mas o estrategista da Cantor Fitzgerald, Stephen Pope, alertou que a perspectiva para o setor ainda é incerta. As ações do HSBC Holdings subiam 1,7%, Royal Bank of Scotland avançava 3,6%, Deutsche Postbank ganhava 6,3%, Crédit Agricole subia 3,7% e Deutsche Bank tinha alta de 1,5%.

Os papéis do Fortis subiam 3,6% em Bruxelas. Ontem à noite, o Rei Albert II, da Bélgica, aceitou a renúncia do primeiro-ministro, Yves Leterme, e de seu governo. Laterme e seu gabinete entregaram a renúncia na sexta-feira, depois de acusações de que autoridades do seu governo tentaram influenciar uma decisão judicial sobre a venda do banco Fortis.

Os papéis de seguradoras também avançam na Europa, com destaque para a italiana Generali (0,6%), em meio a notícias de que ela poderá lançar uma oferta pela unidade filipina da seguradora americana AIG.

No setor de telecomunicações, Deutsche Telekom ganhava 1,16% e Vodafone subia 1,61%. Os dois grupos querem desenvolver projetos na Alemanha para estabelecer uma rede de internet de alta velocidade que poderá atender 100 mil residências, informou Timotheus Hottges, responsável por operações de telefonia fixa da Deutsche Telekom.

Em outros setores, as ações do grupo alemão de TV paga Première declinavam 4,2%. O grupo disse que renegociou sua dívida de 525 milhões de euros, com a condição de levantar 450 milhões de euros por meio de novas participações na empresa. O capital deve ser levantado em duas etapas e o acionista News Corp. Concordou em apoiar a segunda emissão de direitos, informou o Première. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG