SÃO PAULO - As principais bolsas de valores européias operam em alta nesta sexta-feira, acompanhando o clima positivo gerado pelo pacote de resgate para o Bank of America cedido pelo governo dos EUA e pela notícia de que o Citigroup vai se reestruturar. Em mais uma medida do governo norte-americano para salvar o setor financeiro do país, o Federal Reserve (Fed) anunciou que vai liberar US$ 138 bilhões para o Bank of America, parte como investimento direto no banco, parte para protegê-lo das perdas com os ativos podres provenientes da aquisição da Merrill Lynch.

Outra novidade que agitou os mercados da região foi a divisão do Citigroup em duas unidades operacionais, como medida para enfrentar a crise financeira mundial. A partir da decisão, as operações bancárias ficarão separadas das operações de corretagem, gestão de ativos e financiamentos. A reestruturação do banco vem depois que ele divulgou um prejuízo de US$ 8,29 bilhões no quarto trimestre.

O índice inglês FTSE -100 há pouco estava em alta de 2,56%, aos 4.226,80 pontos. O francês CAC-40, subia 3,12%, aos 3.089,30 pontos. Na Alemanha, o DAX operava com ganhos de 3%, aos 4.466,85 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.