As bolsas européias operam em alta, ajudadas pelo forte desempenho das ações da British Airways, que elevou a projeção de lucro e vendas para o ano fiscal, e de ações de petrolíferas, como a BP, diante da alta dos preços do petróleo. As ações da Munich Re sobem mesmo após a resseguradora emitir um alerta de lucro e divulgar forte queda nos ganhos trimestrais, uma vez que a empresa manteve o pagamento de dividendos e a meta de lucro.

Às 8h39 (de Brasília), a Bolsa de Londres operava em alta de 1,91%, a Bolsa de Paris subia 1,09% e Frankfurt ganhava 1,34%.

A British Airways disse que espera agora um pequeno lucro operacional no ano fiscal que se encerra em março, ante previsão anterior de ponto de equilíbrio. Para a receita, a companhia espera aumento de pelo menos 4%, contra projeção anterior de alta de 3%, uma vez que a melhora nos rendimentos por conta de movimentos cambiais e preços mais elevados compensou as reduções de volume.

As ações da Munich Re subiam 5%, apesar de a resseguradora ter emitido seu segundo alerta de lucro desde julho, por conta de ajustes contábeis e custos com a passagem de furacões, que praticamente eliminaram os ganhos do terceiro trimestre. A empresa manteve o pagamento de dividendos em 2008 de 5,50 euros por ação (US$ 7,04) e prometeu que ainda irá retornar mais de 8 bilhões de euros (US$ 10,24 bilhões) aos acionistas até 2010 por meio de recompra de ações e dividendos.

Em outros setores, as ações da BP subiam 3,85%, em reação à alta de mais de 2% dos contratos futuros de petróleo no pregão eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês). As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.