Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas europeias recuam sob impacto de balanços ruins e incertezas

SÃO PAULO - As bolsas europeias encerraram com perdas esta jornada, sob impacto de resultados corporativos frustrantes e percepção ainda negativa em relação ao andamento da economia. O FTSE-100, de Londres, fechou com queda de 0,76%, para 4.208 pontos.

Valor Online |

Em Frankfurt, o DAX cedeu 2,70%, para 4.407 pontos. O CAC 40, de Paris fechou aos 2.964 pontos, em baixa de 2,09%
Dados divulgados hoje mostram que a produção industrial na Zona do Euro caiu 12% em dezembro. A queda nas bolsas dos Estados Unidos também ajudou a azedar o humor.

Os agentes ainda estão muito céticos em relação aos planos de incentivo à economia e de resgate a bancos, apresentados nesta semana pelo governo dos EUA e que ainda restam ser detalhados para melhor compreensão da execução.

No âmbito corporativo, a queda de destaque do dia foi da BT Group, cujas ações caíram 7,78% após a empresa de telecomunicações anunciar queda de 73% no lucro do quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre de 2008.

Em Paris, as ações da Electricité de France cederam 7,04% após também reportar baixa de 39% no lucro trimestral, devido a aumento de provisionamentos. No setor de tecnologia, os papéis da Cap Gemini declinaram 9,15% em Paris, afetados também por um lucro 19% menor na segunda metade de 2008, de 220 milhões de euros.

No setor bancário, as ações do Fortis cederam 16,9% após bloqueio da venda de alguns ativos para o BNP Pariba, cujos papéis cederam 5,47%. Caíram ainda 3,31%, em Londres, as ações da Diageo, empresa das marcas de bebidas Guiness e Smirnoff, que reduziu as previsões de lucro para este ano devido à perspectiva de redução da demanda.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG