Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias fecharam com valorização apesar de queda do PIB

SÃO PAULO - Mesmo com a recessão detectada na zona do euro no último trimestre, as bolsas européias resistiram e conseguiram fechar em recuperação. A valorização de ações do setor de petróleo, que estavam muito baratas, evitaram novas perdas no pregão final da semana.

Valor Online |

O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 1,53%, para 4.232 pontos. Em Frankfurt, o DAX aumentou 1,31%, para 4.710 pontos. O CAC 40, de Paris, avançou 0,67%, para 3.291 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 0,2% no terceiro trimestre em confronto com os três meses antecedentes, quando também houve contração de 0,2%. Na União Européia como um todo, as economias da região declinaram 0,2% entre julho e setembro, seguindo estagnação no segundo trimestre. Vale recordar que uma recessão é comumente definida como dois trimestres consecutivos de retração no PIB. O mercado já esperava por esse resultado.

Entre os destaques do dia, as ações da BP subiram 3,61%, as da Total avançaram 3,15% e as da Royal Dutch Shell tiveram alta de 5,8%, acompanhando movimento registrado pelas petrolíferas americanas na tarde de ontem. A valorização do barril de óleo cru contribuiu para o movimento de compra, que foi estimulado também pelas ofertas de papéis do setor.

As ações do banco francês Credit Agricole também subiram 0,37% após o desempenho trimestral da instituição ter vindo melhor do que o esperado. O lucro do banco caiu para 365 milhões de euros, contra 954 milhões verificados um ano antes, mas algumas previsões, como a do Deutsche Bank, estimavam lucro de apenas 42 milhões de euros no período.

Na ponta inversa as ações da finlandesa Nokia caíram 4,65% após a companhia avisar que as vendas de celulares no próximo ano devem cair, devido à retração das economias desenvolvidas e às limitações de crédito no mundo todo.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG