Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias fecham no vermelho puxadas pelo setor financeiro

SÃO PAULO - As bolsas européias fecharam o pregão desta quarta-feira com forte baixa, pressionadas por temores em relação a possíveis perdas adicionais no setor bancário. Preocupações em relação ao impacto da desaceleração econômica sobre os resultados de empresas também colaboraram para a piora do humor.

Valor Online |

O FTSE-100, de Londres, tombou 2,15%, para 5.499 pontos. Em Frankfurt, o DAX cedeu 0,78%, para 6.467 pontos. Em Paris, o CAC 40 fechou aos 4.447 pontos, com desvalorização de 2,03%.

O setor bancário mais uma vez liderou as perdas do dia. Os papéis do Barclays cederam 3,71% em Londres após o Royal Bank of Scotland (RBS) afirmar que talvez a instituição tenha que aumentar o capital. Ao mesmo tempo, o RBS reduziu a recomendação das ações do Barclays de manutenção para venda.

Ainda em Londres, os papéis do próprio RBS declinaram 1,86%, os da financeira KBOS cederam 2,2% e as ações do Lloyds perderam 2,41%. Em Paris, os papéis da Natixis apontaram baixa de 4,1%.

Os dados econômicos na Europa trouxeram preocupação aos investidores, O PIB da União Européia mostrou retração de 0,1% no segundo trimestre, depois de ter crescido 0,6% nos primeiros três meses deste ano. Os agentes ficaram especialmente preocupados com a redução do consumo das famílias, a baixa dos investimentos e das exportações no período.

O resultado do PIB acabou afetando com mais força as ações de empresas varejistas. Os papéis do Carrefour caíram 1,9% em Paris e as da Next perderam 3,9% na bolsa londrina, onde as ações da Tesco também declinaram 2,7%
A desvalorização dos índices na região só não foi mais forte por causa do aumento das encomendas à indústria nos Estados Unidos, que subiram mais do que o esperado no mês de julho, com expansão da demanda por metais e materiais de construção.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG