SÃO PAULO - As principais bolsas européias fecharam com alta nesta jornada, amparadas pela correção dos preços de commodities, sobretudo de metais, que haviam caído bastante nos últimos pregões.

O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 0,90%, aos 5.497 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,31%, para 6.442 pontos. Em Paris, o CAC 40 fechou aos 4.420 pontos, com elevação de 0,41%.

Também apontaram leve recuperação as ações do setor de energia. Os papéis do Royal Dutch Shell subiram 1,66%, os do BG Group ganharam 4,30% e as ações da BHP Billiton subiram 4,63%.

Em Frankfurt, as ações da ThyssenKrupp fecharam com alta de 0,24% após a siderúrgica elevar suas previsões de ganhos para este ano, devido à forte demanda global por produtos siderúrgicos.

Na primeira etapa do pregão, os índices chegaram a cair devido aos indicadores econômicos, que reforçaram a percepção de retração da economia no segundo trimestre deste ano. O PIB da zona do euro diminuiu 0,2% entre abril e junho deste ano. Na União Européia a baixa foi de 0,1%.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.