Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias fecham em alta por novo pacote americano

SÃO PAULO - As bolsas européias encerraram o pregão desta terça-feira com ligeira alta, favorecidas por um novo pacote de estímulo ao consumo nos Estados Unidos, e ainda influenciada pela euforia do dia anterior, quando o governo americano anunciou ajuda ao Citigroup. O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 0,44%, aos 4,171 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,13%, para 4.

Valor Online |

560 pontos. O CAC 40, de Paris, por sua vez, avançou 1,18% e encerrou com 3.209 pontos.

A notícia de que o Federal Reserve (Fed) adotará mais duas medidas para tentar combater a crise financeira e descongelar o mercado de crédito imobiliário, ao consumidor e a pequenas empresas, deu impulso aos negócios. No primeiro programa, de US$ 600 bilhões, o Fed vai comprar títulos relacionados a hipotecas.

Além disso, o BC americano comunicou a criação de uma linha de empréstimos (cuja sigla é TALF, em inglês), num total de US$ 200 bilhões, com o objetivo de ajudar os participantes do mercado a atender as necessidades de crédito do consumidor e pequenas empresas.

As ações do setor bancário continuaram mostrando recuperação. No mercado londrino, os papéis do HSBC subiram 6,12% e os do Lloyds fecharam com alta de 9,01%.

O destaque pontual ficou com os papéis da BHP Billiton, que subiram 14,86%, após a empresa desistir de uma oferta pela rival Rio Tinto, cujas ações fecharam em queda de 36,73% também na bolsa de Londres.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG