Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias fecham em alta; Frankfurt dispara, puxada por Volks

SÃO PAULO - As bolsas européias fecharam com ganhos hoje, mostrando uma recuperação em relação às pesadas quedas registradas ao longo deste mês. Nos negócios desta terça-feira, tiveram particular importância duas notícias: uma envolvendo a gigante do setor de petróleo BP e outra relacionada com a fabricante de automóveis Volkswagen.

Valor Online |

As ações da BP subiram 5,4%, após ela ter anunciado um salto de 83% no seu lucro do terceiro trimestre, para US$ 8,049 bilhões. O movimento puxou também os papéis de outras empresas do setor. As ações da Total avançaram 6,2%, enquanto as da Royal Dutch Shell tiveram alta de 4,7%.

Outro papel que chamou a atenção foi o da Volkswagen. As ações da empresa chegaram a disparar 93% durante os negócios, a 1.005,01 euros, após terem subido 146,62% ontem. No fechamento, os papéis tinham elevação de 81,73%, a 945 euros. A alta ocorreu por conta de um anúncio feito no fim de semana pela Porsche, acionista da montadora alemã, que deixou no corner os investidores vendidos em ações da VW.

A Porsche disse que elevou sua participação na Volkswagen de cerca de 35% para 42,6%. Além disso, informou que tem opções para comprar uma fatia adicional de 31,5% na empresa, perfazendo um total 74,1%. Para completar, o Estado da Baixa Saxônia possui uma participação de 20% na Volks, deixando o total de ações realmente em circulação em um nível bastante baixo, próximo de 5%.

Desta forma, quem estava com posição vendida nas ações da montadora teve que correr para zerar suas posições, o que acabou turbinando os preços.

O efeito Volkswagen fez o DAX, da bolsa de Frankfurt, fechar em alta de 11,28%, a 4.826,45 pontos. O FTSE-100, da bolsa londrina, avançou 1,92%, para 3.926,38 pontos. O CAC-40, de Paris, fechou em 3.114,92 pontos, com acréscimo de 1,55%.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG