Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias fecham em alta em dia de volatilidade

SÃO PAULO - Em sessão de grande volatilidade, as bolsas européias conseguiram fechar em território positivo, influenciadas positivamente por ações do setor farmacêutico e de telecomunicações. A incerteza em relação à decisão de juros nos Estados Unidos também pontuou as operações.

Valor Online |

O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 0,74%, aos 4.309 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 1,61%, para 4.729 pontos. O CAC 40, de Paris, encerrou aos 3.251 pontos, com aumento de 2,07%.

Entre os destaques macroeconômicos, o governo dos EUA reportou baixa de 1,7% nos preços ao consumidor no mês de novembro e uma baixa relevante na construção de novos imóveis no país para o menor nível em 50 anos.

No setor bancário, as ações do HSBC caíram 1,24% em Londres devido à confirmação de que o banco seria uma das instituições vítimas da fraude dos fundos da empresa de administração de recursos controlada por Bernard Madoff, ex-presidente da Nasdaq.

O executivo teria montado um esquema em que os pagamentos dos investidores não eram feitos com rendimento real e, sim, com as aplicações de clientes novos. O esquema trouxe perdas para muitas instituições financeiras e investidores.

No setor farmacêutico, as ações da Sanofi-Aventis subiram 3,34% e as da GlaxoSmithKline ganharam 1,73%. Também ganharam as ações de empresas de telefonia. Os papéis da Vodafone subiram 1,43% em Londres, enquanto os da Siemens ganharam 2,07% e os da Deutsche Telekom fecharam em alta de 1,55% na bolsa alemã.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: bolsas europa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG