Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas europeias fecham em alta com petroleiras

As bolsas europeias fecharam em alta hoje, estendendo os ganhos quando os futuros do petróleo subiram em resposta aos dados que mostraram estoques menores que os esperados de combustíveis nos Estados Unidos. As ações das petroleiras e mineradoras lideraram o avanço.

Agência Estado |

Entre os principais índices das bolsas europeias, o FTSE da Bolsa de Londres subiu 0,68% para fechar a 5.640,57 pontos, enquanto o índice DAX da Bolsa de Frankfurt fechou em alta de 0,86% a 5.936,72 pontos. O índice CAC-40 da Bolsa de Paris avançou 0,86% para fechar a 3.943,55 pontos, enquanto o índice IBEX35 da Bolsa de Madri teve alta de 1,07% para 11.121,00 pontos.

As ações foram negociadas nesta semana sem muita convicção, à medida que os investidores esperam por mais sinais de que o ambiente econômico esteja melhorando. As ações das petrolíferas ganharam, com a BP em alta de 0,86% e a Royal Dutch Shell avançando 1,45% em Londres. As ações da francesa Total tiveram alta de 0,96% em Paris e os papéis da italiana ENI avançaram 1,02% em Milão.

Os sinais vieram misturados na Europa nesta quarta-feira, com dados piores que os esperados na Alemanha mostrando que as exportações caíram mais de 6% em janeiro e a produção industrial britânica recuou 0,9% no mesmo mês. Dados mais fortes que os previstos para as produções das indústrias da França e da Itália ajudaram o euro a eliminar uma perda inicial e subir frente ao dólar. A moeda europeia também saiu de uma quase mínima em um mês ante o franco suíço, em meio a rumores de que o Banco Central da Suíça fez uma intervenção para interromper a queda do euro.

As ações da seguradora Fortis subiram 3,32%. A empresa teve lucro de 207 milhões de euros no segundo semestre de 2009, em comparação a um prejuízo de 635 milhões de euros no mesmo período de 2008. A seguradora informou que mudou seu nome para Ageas. No setor bancário grego, o Alpha Bank teve alta de 6,2%, ajudando o índice ASE Composite de Atenas a avançar 2,6% para 2.139,80 pontos.

A fabricante francesa de autopeças Valeo teve alta de 8,2% nas ações, após anunciar que projeta um retorno sobre o capital empregado de quase 30% até 2013, com as vendas ao redor de 10 bilhões de euros em 2013 e com um nível de margem operacional de 6% a 7%. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG