Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias fecham com valorização, apoiadas em pacote chinês

SÃO PAULO - A recuperação de ações de empresas petrolíferas e de mineração garantiram a alta nas bolsas européias hoje. A notícia sobre o pacote chinês de US$ 586 bilhões para investimentos em crescimento econômico até 2010 justificou o otimismo.

Valor Online |

O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 0,89%, para 4.403 pontos. O CAC 40, de Paris, avançou 1,06%, para 3.505 pontos. Em Frankfurt, o DAX encerrou aos 5.025 pontos, com aumento de 1,76%.

As ações de empresas de matérias-primas, que são influenciadas pela perspectiva de demanda chinesa, subiram significativamente. Foi o caso da ArcelorMittal, cujas ações subiram 5,65% em Paris, da Rio Tinto, que viu seus papéis avançarem 8,63% em Londres, e da petrolífera BP, que fechou o dia no mercado londrino com aumento de 0,92% na cotação de suas ações.

A avaliação de analistas do Credit Suisse é de que o pacote de investimento do gigante asiático deve beneficiar as siderúrgicas européias.

O mesmo otimismo, no entanto, não dominou o setor bancário, que fechou sem tendência unificada. As ações do HSBC subiram 0,40% após divulgação prévia de alguns números financeiros, indicando lucro maior que do ano passado, mas perdas nos EUA. Os papéis do Lloyds fecharam em baixa de 2,64% e as ações da financeira inglesa HBOS subiram 3,26% em Londres. Na bolsa alemã, as ações do Deutsche Post avançaram 0,85%.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG