SÃO PAULO - As bolsas européias fecharam o pregão desta sexta-feira com valorização, amparadas pela recuperação de papéis do setor bancário, que sofreram grandes perdas ao longo da semana, e pelo recuo nos preços do petróleo, que também vinha acelerando nas últimas sessões.

O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 2,52%, aos 5.505 pontos. Em Frankfurt, o DAX encerrou aos 6.342 pontos, com valorização de 1,69%. O CAC 40, de Paris, avançou 2,23% e terminou aos 4.400 pontos.

Após três dias consecutivos de baixas, as ações de instituições financeiras conseguiram fechar no azul nesta jornada. Os papéis do Royal Bank of Scotland subiram 5,3% em Londres e os do BNP Paribas encerraram com alta de 3,6% na bolsa francesa. O movimento ganhou impulso com a recuperação de papéis de bancos nas bolsas de Nova York.

Os investidores levaram em conta hoje rumores de que Korean Development Bank estaria considerando possibilidades de aquisição, o que incluiria o Lehman Brothers, uma das instituições mais afetadas pela crise financeira nos Estados Unidos.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.