SÃO PAULO - Depois de três pregões consecutivos de perdas, hoje as bolsas européias encerraram a jornada com valorização significativa, a recuperação dos preços de commodities tiveram peso na sessão com ganhos para as ações de mineradoras, entre outras.

Em Londres, o FTSE-100 fechou com alta de 1,85%, para 5.416 pontos. DAX, de Frankfurt, encerrou com ganho de 0,91%, para 6.234 pontos. Em Paris, o CAC 40 encerrou aos 4.332 pontos, com valorização de 1,97%.

Lideraram a alta do dia os papéis da Rio Tinto, que subiram 7,98%, e os da Anglo American, cuja valorização foi de 8,41%, ambas em Londres. As ações da BHP avançaram 4,9%. Os preços das matérias primas, sobretudo de metais, têm sofrido um ajuste de baixa desde julho, o que tem colaborado para pressionar esse papéis. Hoje, entretanto, o rumo foi alterado e as cotações internacionais voltaram a se valorizar.

No setor bancário, as ações da financeira Natixis ganharam 4,80% em Paris, e os papéis do banco inglês Barclays encerraram com alta de 3,55%. Em Frankfurt, as ações do Deutsche Bank voltaram a cair, desta vez 2,37%, após o banco ter confirmado que vai comprar do Deutsche Post uma participação de 29,75% no Deutsche Postbank, cujas ações caíram 9,52%. Já os papéis do Deutsche Post, que venderá a fatia por 2,79 bilhões de euros, subiram 2,16%,
(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.