Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias encerram com baixa após pregão de instabilidade

SÃO PAULO - As bolsas européias encerraram com baixa após um pregão de forte volatilidade, refletindo um pouco a queda menor do que a esperada do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, mas também indicadores ruins em toda a Europa nesta sexta-feira.

Valor Online |

No final do pregão, o FTSE-100 caiu 0,97%, para 4. 149 pontos. Em Frankfurt, o DAX cedeu 2,03%, para 4.338 pontos. O CAC 40, de Paris, fechou aos 2.973 pontos, com desvalorização de 1,19%.

Logo cedo, o mercado operou em baixa por conta da taxa de desemprego na zona do euro, que subiu para 8% em dezembro, ante 7,9% no mês imediatamente anterior. Ao mesmo tempo, a inflação naquela região desacelerou rapidamente, caindo de 1,6% para 1,1% de dezembro para janeiro.

A inversão de rumo para o tomo positivo veio após a divulgação do PIB americano, que embora tenha registrado a pior queda desde 1982, de 3,8% no trimestre final de 2008, teve retração menor do que as estimativas do mercado, de 5,5% de baixa no período.

Ainda assim, acabou prevalecendo o pessimismo e as bolas da região fecharam no vermelho. Ações do setor de mineração puxaram a baixa por conta do recuo dos preços de metais. Os papéis da Rio Tinto caíram 2,84% e as da BHP Billiton recuaram 7,45% em Londres. No caso da Xstrata, a queda foi de 12% .

Leia tudo sobre: europa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG