Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias despencam com queda de commodities e bancos

LONDRES, 1o (Reuters) - As bolsas de valores da Europa fecharam em forte queda nesta segunda-feira, pressionadas pelas ações de bancos e empresas ligadas ao setor de commodities. Os negócios foram impactados por preocupações sobre a prolongada desaceleração global, e a demanda mais fraca por petróleo e metais afetou o humor dos mercados.

Reuters |

O índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais ações européias, encerrou o pregão com queda de 6 por cento, aos 810 ontos, de acordo com dados preliminares.

Os bancos foram os papéis que mais puxaram o índice, com Standard Chartered Bank caindo 14 por cento e UBS perdendo 12,3 por cento. As commodities se desvalorizavam, seguindo perdas de 8 por cento no preço do petróleo e queda de 2,8 por cento no preço do alumínio, juntamente com preocupações sobre o crescimento global.

"A perspectiva a curto prazo será muito difícil, dada a fragilidade da perspectiva de crescimento, queda de rentabilidade e o derretimento do mercado de trabalho", disse Henk Potts, estrategista de ações do Barclays Stockbrokers.

"O que o mercado precisa ver é a implicação prática das medidas que foram anunciadas agindo diretamente no sistema e tendo um resultado positivo."

Mineradoras também registraram desvalorização, com BHP Billiton, Anglo American, Vedanta Resources, Lonmin, Kazakhmys, Xstrata, Antofagasta e Rio Tinto fechando o dia com perdas.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 5,19 por cento, a 4.065 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 5,88 por cento, para 4.394 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 5,59 por cento, para 3.080 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 5,36 por cento, a 14.692 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou queda de 4,49 por cento, para 8.510 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve recuo de 1,40 por cento, para 6.212 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG