Acompanhe os mercados em tempo real http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/10/08/governo_britanico_oferece_50_bi_de_libras_para_ajudar_bancos_1983448.html target=_topReino Unido anuncia pacote bilionário para salvar bancos" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias desabam em efeito dominó; em pânico, asiáticas tombam

Os negócios na praça acionária da Indonésia estão suspensos indefinidamente depois que o indicador JSX Composite recuar mais de 10% nesta sessão. O índice cedeu mais de 20% em três dias e acumula declínio de quase 50% desde o início do ano. http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/painel/painel_newuseg.html target=_topAcompanhe os mercados em tempo real http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/10/08/governo_britanico_oferece_50_bi_de_libras_para_ajudar_bancos_1983448.html target=_topReino Unido anuncia pacote bilionário para salvar bancos

AFP |

Na Rússia, as atividades na Bolsa vão ficar paralisadas por dois dias, até sexta-feira, depois que o índice Micex registrou queda superior a 14% nesta sessão.

No mercado russo RTS, os negócios podem ser retomados sob instrução do Serviço Federal de Mercados Financeiros, o órgão regulador do mercado acionário da Rússia. O índice RTS caía mais de 11%, o menor nível desde julho de 2005, antes da suspensão das operações.

Os agentes estão preocupados com a situação em outros mercados acionários e com o nível de preço do petróleo.

Apesar do pacote bilionário de ajuda aos bancos, anunciado pelo Reino Unido nesta quarta-feira, as bolsas da Europa registravam fortes quedas, de até 8%, nas primeiras operações, seguindo a tendência de pânico registrada na Ásia, onde Tóquio encerrou o dia em baixa de 9,38%, a mais grave desde 1987.

O ministro britânico das Finanças, Alistair Darling, anunciou uma recapitalização de oito grandes bancos britânicos que pode chegar a 50 bilhões de libras (cerca de US$ 87 bilhões), operação equivalente a uma nacionalização parcial.

Uma hora depois da abertura, o índice Footsie 100 da Bolsa de Londres perdia mais de 7,82%. A mesma tendência era seguida pelo índice DAX da Bolsa de Frankfurt, principal mercado da zona euro, que caía 7,41% pouco mais de 60 minutos depois da abertura. A Bolsa de Paris perdia 8,18%.

Madri (-6,13%), Viena (-9,15%), Amsterdã (-9,05%), Bruxelas -(7,4%) e Milão (-6,11%) também registravam fortes perdas. As duas Bolsas de Moscou suspenderam as operações 35 minutos depois da abertura.

Mercados asiáticos

O pânico tomou conta dos mercados asiáticos, que ignoraram completamente as medidas anunciadas pelas autoridades monetárias e governos para tentar recuperar o controle da situação financeira mundial.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou a sessão em baixa de 9,38%, a maior queda desde a "segunda-feira negra" de 1987, em conseqüência do pânico dos investidores diante da crise financeira mundial. O índice Nikkei 225 retrocedeu 952,58 pontos, a 9.203,32 unidades.

Esta é a maior queda registrada pelo Nikkei no fechamento desde a "segunda-feira negra" de 20 de outubro de 1987, quando o índice japonês teve baixa de 14,90%. Além disso, é a terceira maior queda da história do Nikkei, depois da baixa de 10,00% registrada em 1953.

Os investidores japoneses são vítimas do pânico pela crise financeira mundial e da desvalorização do dólar em relação ao iene, que penaliza os exportadores japoneses. O dólar chegou a ser negociado abaixo dos 100 ienes pela primeira vez em sete meses.

A Bolsa de Hong Kong encerrou a sessão em forte queda de 8,2%, seguida por Seul com retrocesso de 5,81%. Taiwan perdeu 5,76%, Sydney 5,0%, Xangai 3,04% e a Nova Zelândia 1,86%. Após uma queda de mais de 10%, a Bolsa de Jacarta suspendeu as cotações pelo restante do dia.

Medidas

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou na terça-feira a compra de títulos do Tesouro, instrumentos financeiros que permitem às empresas enfrentar as dificuldades de liquidez, mas a notícia não teve nenhum efeito sobre o moral dos mercados.

Os ministros das Finanças da União Européia (UE) adotaram na terça-feira a primeira medida conjunta concreta: garantir os depósitos bancários dos correntistas particulares até 50.000 euros, contra os 20.000 euros anteriores.

Nos Estados Unidos, a crise financeira centralizou o segundo debate na televisão, terça-feira, entre os candidatos à Casa Branca, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain.

Ambos deram a entender que podem designar como secretário do Tesouro o milionário Warren Buffett, que nas últimas semanas têm ajudado vários grandes grupos financeiros americanos com dificuldades.

Wall Street fechou a terça no menor nível em cinco anos: o índice Dow Jones caiu 5,11% e a Nasdaq 5,80% .

Mais notícias:

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião

 

Leia mais sobre: bolsas asiáticas

Leia tudo sobre: bolsa de valoresbolsas asiáticas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG