Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias comemoram sexto dia consecutivo de alta

SÃO PAULO - Embaladas pelas eleições americanas, as principais bolsas da Europa fecharam com fortes altas no seu sexto dia consecutivo de ganhos. O ambiente positivo recebe uma contribuição significativa também da expectativa de que a taxa de juro possa ser cortada na Inglaterra e na zona do euro nesta semana.

Valor Online |

O FTSE-100, de Londres, encerrou a terça-feira com 4,42% de alta, aos 4.639,50 pontos. O CAC-40, de Paris, subiu 4,62%, somando 3.691,09 pontos. Em Frankfurt, o DAX fechou em 5.278,04 pontos, com alta de 5%.

A alta das bolsas foi puxada principalmente pelas ações de bancos, empresas de mineração e energia. A melhora nos preços internacionais de algumas commodities, como os metais, favoreceu esses resultados. O preço do petróleo, que mostrou alguma recuperação enquanto as bolsas européias operavam, também deu uma significativa ajuda para as empresas do setor.

Mas a preocupação com a desaceleração da economia mundial continua. Hoje, os EUA anunciaram que as encomendas da indústria diminuíram 2,5% em setembro, seguindo declínio de 4,3% um mês antes, que foi o mais acentuado em quase dois anos.

De olho nisso, o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu (BCE) reúnem-se na próxima quinta-feira para tratar da política monetária. Uma forte expectativa de que a taxa de juro pode ser diminuída tem dado combustível ao otimismo dos investidores.

Enquanto isso, a eleição nos EUA chega a seu momento decisivo com as pesquisas de opinião apontando o democrata Barack Obama à frente de seu adversário, o republicano John McCain.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG