Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas européias caem, com temores de nacionalização de bancos

SÃO PAULO - A maioria das bolsas da Europa opera em baixa nesta quarta-feira, com os investidores temerosos de que os governos precisem ampliar a ajuda às instituições financeiras e cheguem a nacionalizá-las para conter os efeitos da crise global. O governo francês anunciou ontem que vai injetar mais 10,5 bilhões de euros (US$ 13,6 bilhões) no setor bancário do país, com a condição de que os bancos não dêem bônus aos seus diretores.

Valor Online |

No entanto, as medidas governamentais de socorro direto aos bancos não estão surtindo o efeito esperado. Diante delas, os investidores especulam cada vez mais sobre a possibilidade de nacionalização das instituições financeiras que estão em pior condição e sobre a situação futura das que não forem nacionalizadas.

Diante do clima de incertezas, as ações do banco Barclays já caíram 20,4%. Os papéis do Lloyds Banking Group têm queda de 13,2% e os do BNP Paribas estão com 5,9% de desvalorização.

O índice FTSE-100, de Londres, operava há pouco em baixa de 0,64%, aos 4.065,28 pontos. O CAC-40 francês tem queda de 0,16%, aos 2.921,40 pontos. Na contramão, o alemão DAX ganhava 0,95%, com 4.279,60 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG