Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas europeias caem com realização de lucros

Os mercados acionários na Europa aproveitam o pregão de hoje para realizar lucros, tendo como base as preocupações de que a deterioração nos lucros das empresas irá ofuscar os esforços dos governos para reviver a economia global. Os investidores também embolsam os ganhos registrados nos primeiros dias de 2009 antes da divulgação do dado de emprego no setor privado nos EUA (ADP) hoje, visto como uma prévia do importante relatório de postos de trabalho, que só será publicado na sexta-feira.

Agência Estado |

Para o economista do ING Rob Carnell, existe uma possibilidade de os EUA registrarem cortes mensais de vagas de um milhão nos próximos meses. "Acreditamos que tal choque pode estar no caminho, abatendo o otimismo de ano-novo que pode estar sustentando os mercados no momento", afirmou.

Às 8h52 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,26%, a Bolsa de Paris perdia 0,20% e Frankfurt cedia 0,02%. Os índices futuros de Nova York também mostram tom negativo nesta manhã, com o futuro Nasdaq 100 em baixa de 0,45% e o S&P 500 em recuo de 0,54%.

Os papéis de mineradoras estão entre os destaques de queda, em linha com o recuo dos preços de matérias-primas (commodities) depois da alta de ontem. ArcelorMittal perdia 2,2%, BHP Billiton caía 4,2%, Rio Tinto cedia 3,5% e Vedanta Resources recuava 1,96%.

Ontem à noite, a produtora de alumínio norte-americana Alcoa anunciou corte de 13.500 empregos, fechamentos de fábricas e redução na produção de alumínio para conservar caixa durante a crise econômica. Os papéis da Alcoa negociados em Frankfurt caíam 4,58%.

A realização de lucros também afeta o setor financeiro, que vinha registrando boa performance nos últimos dias. As ações do HSBC caíam 1,25%, após subirem cerca de 9% desde meados de dezembro. Société Générale perdia 2,2% e Deutsche Bank cedia 1,4%. As informações são da Dow Jones e de agências internacionais.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG