Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas de valores da Ásia acompanham demais mercados e caem

SÃO PAULO - Acompanhando o pessimismo do restante dos mercados do mundo, as bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira. Apesar da euforia causada pela posse de Barack Obama nos EUA, o que dominou o clima dos mercados foi a preocupação dos investidores com os efeitos das perdas do setor financeiro sobre os outros setores da economia.

Valor Online |

Uma notícia que aprofundou o sentimento de tensão da região foi a queda de 28% da produção de aço no Japão em dezembro, ante o ano anterior. Com o declínio da demanda mundial pela commodity, o resultado foi o pior desde 1949, segundo informou a Federação de Ferro e Aço do Japão.

A mineradora anglo-australiana BHP Billiton também gerou temores aos investidores. Ela anunciou hoje que deve fechar uma mina de níquel na Austrália, reduzir a produção de carvão, além de cortar 6% de sua força de trabalho global, demitindo desta forma, cerca de 6 mil funcionários. Com isso, suas ações caíram 2,4% em Sydney.

No setor financeiro, os destaques de desvalorização ficam para o banco HSBC, cujos papéis caíram 3,1% em Hong Kong, e para a seguradora chinesa China Life, que teve perdas de 5,5%, depois que anunciou que seu lucro líquido pode cair mais de 50% em 2008.

No Japão, o índice Nikkei 225 fechou o pregão no campo negativo, com queda de 2,04%, aos 7.907,64 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, caiu 2,90%, aos 12.583,63 pontos. Na China, o Shanghai Composite teve desvalorização de 0,46%, aos 1.985,02 pontos e na Coréia do Sul, o Kospi encerrou em baixa de 2,06%, aos 1.103,61 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG