Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas de Seul e Hong Kong abrem o ano em alta

SÃO PAULO - As bolsas de valores asiáticas estrearam 2009 com alta, acompanhando a valorização vista nos dois últimos pregões em Nova York. Diversas praças, porém, permaneceram fechadas hoje, como as do Japão, China e Indonésia.

Valor Online |

Em Hong Kong, o índice Hang Seng saltou 4,6%, aos 15.042,81 pontos, impulsionado por ações de empresas de commodities e comunicações. A forte alta do petróleo no último dia de 2009 deu motor para papéis de petroleiras como os das chinesas Cnooc (+4,8%) e PetroChina (+6%). O compromisso do governo chinês de em breve expedir licenças para a exploração da telefonia celular 3G (de maior velocidade para transferência de dados) fez as ações da ZTE, segunda maior fabricante chinesa de equipamentos de telefonia e redes, saltar 9,1%. A China Telecom, maior operadora fixa, ganhou 6,2%.

O índice Kospi, da bolsa de Seul, ganhou 2,9%, para 1.157,40 pontos, com a esperança dos investidores de que o governo da Coréia do Sul vá tomar medidas para fazer frente à crise econômica internacional. Em sua mensagem de fim de ano em rede de TV, o presidente do país, Lee Myung Bak, disse que a prioridade é assegurar o fluxo de recursos nos mercados. Os papéis da Samsung Electronics subiram 4,2% e os da Hyundai Motor ganharam 5,6%. Já as ações da LG Display avançaram 11% depois de relatório de analista projetar uma interrupção na queda dos preços das telas de cristal líquido.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG