Tamanho do texto

SÃO PAULO - As bolsas da Europa operam no terreno negativo pela terceira sessão seguida. Resultados financeiros corporativos atraem os interesses dos agentes, que continuam temerosos com as perspectivas econômicas em nível internacional.

O movimento do preço do petróleo e do dólar frente a outras moedas também merecem acompanhamento.

O grupo suíço ABB, por exemplo, apresentou números trimestrais desapontadores e alertou sobre demanda incerta no futuro. "A recente turbulência no setor bancário global e nos mercados de crédito dificultou as projeções de curto prazo. O efeito dos eventos recentes sobre o crescimento macroeconômico global e sobre os investimentos industriais e de serviços essenciais, em particular, não pode ser determinado ainda", declarou a empresa.

Em Londres, o FTSE-100 diminuía 2,23%, aos 3.950,98 pontos. O CAC-40, de Paris, recuava 3,02%, para 3.198,47 pontos. Em Frankfurt, o DAX declinava 3,95%, ficando em 4.390,38 pontos.

Entre as ações em baixa apareciam as da Rio Tinto, Antofagasta, BHP Billiton, Xstrata, Air France-KLM, ArcelorMittal, Renault, Peugeot, Daimler, Volkswagen, Allianz e ThyssenKrupp.

(Juliana Cardoso | Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.