As Bolsas de Nova York abriram o dia em baixa, acompanhando o movimento dos demais mercados de ações no mundo

As Bolsas de Nova York abriram o dia em baixa, acompanhando o movimento dos demais mercados de ações no mundo. A ansiedade dos investidores com o crescimento global e com o sistema financeiro europeu promovem uma nova onda de fuga de ativos de maior risco, como ações. Às 10h41 (horário de Brasília), o índice Dow Jones recuava 1,62%, o Nasdaq caía 2,22% e a S&P 500 registrava baixa de 1,75%.

Hoje, os investidores começaram a vender ativos na Ásia, quando se soube que o Conference Board revisou para baixo o índice econômico antecedente da China, para aumento de 0,3% em abril, de leitura anterior de alta de 1,7%. Em março, o índice havia subido 1,2%. Além disso, o Japão divulgou queda de 0,1% na produção industrial em maio, enquanto o desemprego subiu para 5,2%. A Bolsa de Xangai recuou 4,3%.

Os investidores devem agora ficar atentos ao dado sobre a confiança do consumidor nos Estados Unidos, previsto para às 11 horas (de Brasília). Eles estão de olho também na capacidade de financiamento dos bancos da Europa, com o vencimento da linha de 442 bilhões de euros do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira. Isso deverá resultar em forte redução da liquidez e em pressão de alta sobre as taxas dos mercados monetários. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.