SÃO PAULO - O investimento do bilionário Warren Buffett no banco Goldman Sachs ajudou a limitar as perdas em Wall Street, mas o pregão continuou refletindo a desconfiança dos investidores quanto ao plano de resgate de US$ 700 bilhões proposto pelo governo dos Estados Unidos para ajudar o sistema financeiro. O índice industrial Dow Jones fechou com queda de 0,3%, para 10.825,17 pontos. O Standard & Poor´s 500 caiu 0,2%, para 1.185,99 pontos. O eletrônico Nasdaq fechou aos 2.155,68 pontos, com ligeira alta de 0,1%.

Autoridades americanas voltaram a insistir para que o Congresso aprove logo o pacote de resgate. O presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, afirmou inclusive que a inércia poderia ter um impacto pior na atividade econômica.

Nesse cenário de incerteza quanto às ações para sustentar a liquidez das operações financeiras, as ações de bancos continuam sofrendo. Citigroup perdeu 5,1% e Bank of America caiu 0,7%.

Os papéis da AIG - que não faz mais parte do índice Dow Jones - despencaram 33%. A seguradora confirmou hoje que fará uso do empréstimo de US$ 85 bilhões do Fed, uma vez que não conseguiu fontes privadas de financiamento.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.