Os mercados americanos abriram hoje em baixa. Antes mesmo do relatório que mostrou queda além do previsto no número de vagas de trabalho nos EUA e salto na taxa de desemprego em agosto, as preocupações com a desaceleração econômica global já abatiam o humor dos investidores.

Às 10h33, o índice Dow Jones caía 0,33% e o Nasdaq 100 recuava 0,59%%. O S&P500 cedia 0,43%%.

O Departamento de Trabalho dos EUA informou que houve corte de 84 mil vagas de trabalho em agosto, sendo que o volume de cortes em julho dobrou para 100 mil, em revisão da estimativa anterior. A taxa de desemprego subiu de 5,7% para 6,1% em agosto, o maior nível desde setembro de 2003.

"O relatório é decepcionante para qualquer pessoa que achou que a economia estava começando a se recuperar", disse Brian Hessel, da Stonegate Capital. "Isso pode significar mais desafios para os mercados de crédito", completou.

Por falar em mercado de crédito, a instituição financeira governamental sul-coreana Korea Asset Management (Kamco) disse que está negociando a compra de créditos podres do Merrill Lynch, mas afirmou que os dois lados ainda não chegaram a um acordo sobre o preço da transação.

O Merrill Lynch teve sua recomendação rebaixada pelo Goldman Sachs de "neutro" para "venda" e entrou na lista de convicção de venda do Goldman, por conta da probabilidade de mais baixas contábeis.

Ainda no setor financeiro, o Wall Street Journal informou que o fundo de hedge Atticus Capital negou que está liquidando suas posições, para acabar com rumores que circularam sobre a condição financeira do grupo. O fundo tem cerca de US$ 14 bilhões em sua administração.

Em tecnologia, as ações da Nokia despencaram mais de 11% no pré-mercado, depois que a empresa reduziu sua projeção para participação de mercado no terceiro trimestre, atribuindo a revisão à fraqueza da economia global e à decisão tática de ficar de fora da guerra de preços de aparelhos. A empresa disse que espera que sua fatia de mercado fique abaixo dos 40% previstos em julho, mas ainda prevê aumento de participação no ano. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.