As bolsas norte-americanas abriram em baixa, uma vez que os investidores continuam preocupados com a repercussão dos eventos envolvendo o pedido de reestruturação da dívida do Dubai World. Os números sobre o desempenho do varejo durante a Black Friday, no fim de semana e durante o dia de hoje, a chamada de Cyber Monday, de grandes remarcações de preços no varejo online, estão também no centro das atenções do mercado.

Às 12h35 (de Brasília), o Dow Jones cedia 0,13%, o S&P 500 caía 0,10% e o Nasdaq perdia 0,26%.

As vendas online durante a Black Friday mostraram crescimento superior às vendas realizadas nos estabelecimentos comerciais. Mas o número de pessoas que compareceram as lojas este ano durante a Black Friday e o final de semana aumentou em comparação ao ano passado, embora a média de gastos tenha sido menor. Este período é o principal da indústria de varejo norte-americana, quando muitas empresas conseguem inclusive reverter resultado negativo acumulado nos meses anteriores.

Traders disseram que a cautela deve prevalecer durante o dia, até que fique mais claro qual a exposição dos bancos no Dubai World e ao governo de Dubai. "As notícias sobre Dubai ainda estão sendo digeridas e, com o volume de negócios voltando a normalidade após o feriado de Ação de Graças, os mercados devem se comportar com volatilidade até os cruciais indicadores do final da semana", afirmou o estrategista de mercado do City Index, Joshua Raymond.

Para o estrategista de moeda do RBS, Greg Gibbs, a notificação do banco central dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no final de semana de que dará suporte aos bancos com risco potencial à exposição ao Dubai World ajuda a acalmar os mercados. "Dessa forma, não veremos uma alta no custo de financiamento ao estilo do Lehman e congelamento de liquidez. O contágio entre os mercados deve permanecer contido", afirmou Gibbs. O analista da CMC Markets, Michael Hewson, a crise no Dubai World serviu como um alerta de que problemas com dívida ainda são uma questão. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.