Tamanho do texto

SÃO PAULO - As bolsas da Europa operam em alta nesta sexta-feira, com os agentes atentos ao movimento das ações de bancos e aos acontecimentos relativos à Grécia. O governo grego tem pressionado para que a União Europeia decida dar uma ajuda clara .

Segundo o premiê grego George Papandreou, Atenas pode recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) se os europeus não concordarem em auxiliar o país, no encontro que acontece na próxima semana.

Há pouco, o londrino FTSE-100 tinha um ganho de 0,53%, aos 5.672,47 pontos. O CAC-40, de Paris, subia 0,19%, para 3.945,69 pontos. Já o DAX, de Frankfurt, registrava elevação de 0,19%, aos 6.023,46 pontos.

No setor financeiro, o Lloyds Banking Group impulsionou ações de bancos, depois de anunciar que espera voltar ao lucro em 2010, graças a uma melhoria nas despesas com créditos de liquidação duvidosa e custos menores.

Além de uma queda no valor dos empréstimos ruins, o banco notou que os custos estão agora menores do que nas primeiras 10 semanas do ano passado. " As provisões para depreciação de ativos estão atualmente em níveis mais baixos do que o antecipado " , comentou o banco. Assim, a expectativa é gerar lucro em 2010 " em uma base de negócios combinada " .

Há pouco, o banco tinha uma alta de quase 10%. Já o Royal Bank of Scotland registrava avanço de mais de 5%. Outro exemplo de alta era o Barclays, que registrava ganho de 2,2%.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.