Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Europa fecham em alta com dados dos EUA

As principais bolsas européias terminaram em alta, em sua maioria, impulsionadas pela divulgação de dados melhores do que a expectativa a respeito da produção industrial norte-americana, apesar do fraco desempenho de bancos e do setor petrolífero, segundo operadores. O índice FTSE-100, da Bolsa de Londres subiu 6,47 pontos, ou 0,15%, para 4.

Agência Estado |

330,66 pontos. O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, caiu 7,77 pontos, ou 0,24%, e fechou com 3.234,15 pontos. Em Frankfurt, o índice Xetra-Dax avançou 48,02 pontos, ou 1,02%, e fechou com 4.756,40 pontos, mesmo com o declínio no índice de confiança empresarial da Alemanha, que teve o pior desempenho desde 1991.

As companhias do setor de petróleo e gás tiveram um dos piores desempenhos do dia, acompanhando o movimento de queda dos preços do petróleo na Bolsa Mercantil de Nova York para menos de US$ 38 o barril. Em Londres, a BP caiu 2,05% e o BG Group perdeu 2,49%. A Royal Dutch Shell teve leve alta, de 0,52%,

Entre as varejistas, o Carrefour caiu 7,37% em Paris após divulgar um alerta de lucro para este ano, argumentando que houve uma rápida deterioração no consumo nas últimas semanas, especialmente na Europa.

A British Airways subiu 0,29% em Londres após cancelar as negociações de um potencial acordo de fusão com a australiana Qantas Airways. A decisão deixou o caminho livre para a companhia britânica prosseguir em negociações semelhantes com a espanhola Iberia Líneas Aéreas, que encerrou em alta de 5,41% em Madri.

O BNP Paribas anunciou que não pode prosseguir com um acordo de aquisição dos ativos do Fortis devido a uma decisão judicial anunciada recentemente, que dá aos acionistas do Fortis o direito de votar sobre o acordo. O banco francês caiu 3,57%. O Fortis, por outro lado, subiu 18,75% em Bruxelas.

Outros bancos encerraram o dia em queda. O Société Générale caiu 2,04%, o HSBC perdeu 6,96% e o Commerzbank recuou 0,90%.

O setor automotivo terminou em leve alta, impulsionado pelo avanço da fornecedora de peças e fabricante de pneus Continental, que subiu 12,70% em meio a comentários sobre uma potencial aquisição pelo Schaeffler Group. A Volkswagen avançou 0,70% em Frankfurt e a Peugeot subiu 4,66% em Paris. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: bolsabolsa de frankfurtbolsa de londres

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG